MG LOGO.png

PROCESSOS GRÁFICOS

 

DESCUBRA O QUE É NECESSÁRIO CONHECER PARA CHEGAR ATÉ O RESULTADO FINAL DO PROCESSO GRÁFICO

O Papel e Suas Características

 

Os papéis são fabricados basicamente com polpas de fibras e água. Outros componentes são incluídos de acordo com a finalidade do papel como, por exemplo, cargas minerais. Eles possuem características Visíveis (Gramatura, Espessura, Brancura, Opacidade, Cor e Textura) e Invisíveis (Tipo de Fibra, Colagem, pH e Umidade). 

 

Gramatura
Compreende-se gramatura do papel, o peso em gramas medido por metro quadrado de uma folha de papel, por isso sempre especifica-se: g/m². Significado: A gramatura é a especificação mais importante do papel, já que este é comumente comercializado com base no peso, o que influencia fortemente nos custos. Por isso, sempre que se analisa o preço do papel, principalmente quando se compra com outro, devem ser levadas em consideração as diferenças de gramaturas de um papel para o outro. 

 

Espessura 

Compreende-se espessura do papel, a distância medida entre uma face e outra de uma folha de papel. Significado: Cada tipo de papel, segundo sua composição fibrosa, conteúdo de cargas, tratamentos mecânicos aplicados, etc. , assume uma espessura que lhe é inerente. Vale lembrar que dois papéis que apresentam a mesma gramatura podem ter espessuras diferentes. Assim como a gramatura, a espessura é um fator de grande influência na maioria das propriedades dos papéis; mantendo-se a mesma gramatura, o papel pode ter diferentes rigidez, compressibilidade, porosidade, absorvência e etc da folha.

 

Brancura (Alvejantes Óptico)

É a graduação em que o papel reflete a luz, em comparação com o óxido de magnésio, pigmento que lhe atribui 100% de reflexão do papel. Significado: A brancura é um dos atributos mais solicitados nos papéis para impressão e escrita. Para a impressão, a brancura realça as cores, devido à luminosidade do fundo. A brancura do papel pode ser natural, ou seja, mantendo-se a cor natural das fibras, ou através de alvejantes ópticos, que se dá por um processo de depuração com componentes químicos, que faz com que o papel torne-se fluorescente quando expostos à luz ultravioleta. No caso de obras de arte (pintura e desenho), o papel não deve possuir nenhum tipo de alvejante óptico, pois se a obra for exposta em um ambiente com luz ultravioleta, o fundo da obra irá refletir, alterando as características do trabalho. 

Opacidade 

Opacidade é o contrário de translucidez e, em termos práticos, pode-se definir como a capacidade de uma folha de papel para inibir a observação de caracteres de outra folha. Significado: Entre muitos usos, o papel pode ser o suporte para escrita e impressos, por conseqüência, que oferece um alto grau de opacidade. Com ele pode-se evitar a interferência de uma leitura ou imagens, provocada pela visão de objetos que podem estar escritos na face oposta à face observada 

Coloração

É a cor do papel. O papel pode ser pintado na superfície ou colorido na massa. Significado: Papéis pintados na superfície são produzidos brancos e, depois de prontos, recebem uma camada de tinta. Estes papéis perdem a cor com maior facilidade, possuem falhas na coloração, e apresentam miolos brancos ao cortá-los ou rasgá-los. Papéis coloridos na massa são papéis que recebem pigmentos durante as misturas de todos os componentes químicos com a água e as fibras. Neste processo, os pigmentos unem-se às fibras, gerando maior resistência e durabilidade à cor do papel, além de apresentar a mesma coloração no miolo e na face do papel e homogeneidade. 

Textura 

Desenhos em relevo alto ou baixo no papel. Significado: Papel sem textura é um papel liso, papel texturado pode ser vergê, com Marca de Feltro, ou Gofrado. A textura vergê é produzida durante o processo de formação da folha de papel, através de rolos bailarinos (cilindros) desenhados. A Marca de feltro é a textura específica para desenho e pintura. Esta textura é gerada também através do rolo bailarino, porém este rolo é revestido por um feltro, o qual deixará seu desenho marcado no papel. A gofragem é uma textura produzida no papel após sua fabricação, através de máquinas especiais, que fazem uso de força e pressão, marcando desenhos diferentes na superfície do papel. Ex.: imitação de linha, madeira, casca de ovo, etc. .

Dicas para Produção de Peças Gráficas

 

  • Durante a fase de criação tente mencionar todos os aspectos que você julga importantes sobre o que você deseja. Qualquer detalhe que passe em branco na hora de uma criação gráfica pode significar muitas alterações pequenas o que toma muito tempo e prolonga o processo de projeto.

 

  • Confira sempre os textos escritos nas peças, desde números a erros de português. Pois, como dito anteriormente, uma vez finalizados os arquivos de impressão, não é possível fazer nenhuma alteração. E ainda, depois de impressos, erros dessa espécie não são de responsabilidade do fornecedor.

 

  • Lembre-se que designers não são redatores! Todos os textos das peças, inclusive nomes das empresas são de responsabilidade
    do cliente.

 

  • Na hora de orçar, envie sempre as especificações técnicas contidas nesse arquivo para os fornecedores, assim, você evita que a peça seja produzida em materiais similares de pior qualidade.

 

  • Combine já nos orçamentos: prazo de entrega, preços com nota fiscal, forma de pagamento e valores de transporte, pois algumas empresas não incluem isso em seus orçamentos.

 

  • Cuidado com os fornecedores! Ás vezes, quando se precisa de uma peça com urgência, é melhor pagar mais caro a um fornecedor confiável e ter as peças no tempo hábil do que perder oportunidades de negócios.

 

  • Encontrando um orçamento muito mais barato, desconfie! Verifique se as especificações de materiais são as mesmas, e procure saber se alguém já executou algum trabalho com esse fornecedor antes. Bons fornecedores evitam problemas desnecessários.

 

  • Tente organizar os orçamentos e observar os prazos, pois orçamentos têm validade! Um preço pode não ser o mesmo após algumas semanas. Isso acontece pelas variações de cotação de matérias primas no mercado.

 

  • Na hora de mandar executar o projeto, tenha sempre o orçamento em mãos para garantir o preço combinado anteriormente. E combine a forma de entrega!

Contato

 

Além de garantirmos a qualidade de nossos produtos, temos preços competitivos com o mercado e sempre estamos prontos para atendê-lo.

 

 

Fale Conosco